SPCCTV 4DVisions 2022 - Mensagem de boas-vindas

Tenho o prazer de anunciar que a edição de 2022 do congresso SPCCTV 4D Visions será organizada em parceria com a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) e irá decorrer, em Albufeira, no Centro de Congressos do Hotel Grande Real Santa Eulália, de 25 a 27 de Novembro 2022, dando continuidade ao enorme sucesso deste conceito.

Esta colaboração com a SPA, não sendo inédita, é absolutamente necessária e pertinente para a otimização do tratamento dos nossos doentes. As especialidades representadas pela SPCCTV enfrentam, diariamente, o desafio de tratar doentes progressivamente mais complexos, mais idosos e, sobretudo, mais frágeis. Como tal, o lema deste congresso será “Stronger with the frail” – Mais fortes com os mais frágeis. A contínua evolução tecnológica trouxe-nos procedimentos cada vez menos invasivos, e, como tal, adequados a doentes mais frágeis. No entanto, o trabalho conjunto com a especialidade de Anestesiologia e a evolução das suas técnicas, constituem os fatores determinantes para o tratamento seguro destes doentes, permitindo-nos chegar mais longe no alívio do sofrimento e no aumento da esperança de vida.

Assim, para além da habitual discussão sobre técnicas cirúrgicas avançadas e controvérsias atuais na área da Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, daremos um enfoque especial à problemática do doente frágil. Esta temática vai envolver, naturalmente, a especialidade de Anestesiologia, nosso eterno parceiro nesta área. Como é habitual, privilegiaremos a participação dinâmica, a discussão e a troca de experiências, que esperamos virem a ser do agrado de todos.

A academia SPCCTV continuará em grande destaque, através da realização de workshops e cursos pré-congresso, com início no dia 24 de Novembro.

Na área da Cirurgia Torácica teremos, este ano, um atrativo especial. O congresso SPCCTV 4DVisions 2022 incorpora o 1º Congresso Ibérico de Cirurgia Torácica, fruto da parceria estabelecida no ano anterior com a Sociedade Espanhola de Cirurgia Torácica. Esta parceria, que tanto nos prestigia, vai permitir reunir um painel alargado de especialistas nacionais e internacionais, segura mais valia para todos os participantes.

Este ano, sem as restrições das edições passadas, estamos seguros que vamos viver um congresso memorável, do ponto de vista científico e social.

Apelamos por isso à vossa participação, pois é o entusiasmo dos participantes que determina o sucesso do evento.

Espero por vós no Algarve!



Gonçalo Cabral

Presidente da SPCCTV