Mensagem do Presidente

SPCCTV 4DVisions 2021 – Juntos pelos doentes





Caros Sócios,

É com enorme orgulho que vos apresento o congresso anual SPCCTV 4DVisions, a decorrer nos dias 26 a 28 de Novembro, no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira.

Nesta edição, a quarta visão vai ser a da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), uma das associações médicas mais representativas a nível nacional, congregando os especialistas que constituem os alicerces do serviço nacional de saúde.

A importância desta parceria ultrapassa largamente o prestígio e representatividade da APMGF, devendo-se, sobretudo, ao momento particularmente difícil que atravessamos. A pandemia SARS-Cov2 revelou as enormes fragilidades de um sistema de saúde já debilitado, acentuando a necessidade de otimizar os recursos disponíveis, em prol dos nossos doentes.

Acreditamos que a criação de pontes entre os que estão na primeira linha do diagnóstico e tratamento dos doentes e as especialidades de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, irá contribuir para melhorar a resposta a todos aqueles que viram a sua assistência médica protelada durante mais de um ano e meio – Juntos pelos doentes!

Este evento, a decorrer num formato presencial, vai integrar um painel de especialistas nacionais e internacionais de grande qualidade, que trará aos participantes as mais recentes inovações científicas e técnicas cirúrgicas. O componente formativo prático estará em destaque, através da realização de vários workshops pré-congresso. Nestes incluem-se cursos de introdução à ecocardiografia, ecografia torácica, sessões dedicadas aos colegas de Medicina Geral e Familiar na área do pé diabético e, pela primeira vez na história deste congresso, casos ao vivo em bloco operatório na área da embolização pélvica.

Esta interação com a APMGF será alargada à sessão plenária, que terá um forte componente organizacional, trazendo à discussão o estabelecimento de vias de referenciação preferencial ou direta para doentes cirúrgicos, o papel da Medicina Geral e Familiar no acompanhamento pós operatório de doentes cirúrgicos complexos e a abordagem multidisciplinar em áreas chave das especialidades envolvidas, como por exemplo o cancro do pulmão e o pé diabético. Estamos seguros de que este debate será proveitoso, não só para os participantes, mas também para o futuro do serviço nacional de saúde.

Outro ponto alto do congresso será a cerimónia oficial da constituição da Aliança das Sociedades Latinas de Cirurgia Cardiovascular e o convénio entre a SPCCTV e a Sociedade Espanhola de Cirurgia Torácica. Estas alianças são o fruto do trabalho da direção, no sentido de alargar as oportunidades formativas para os internos e especialistas, abrindo possibilidades de intercâmbio de experiências e o estabelecimento de consensos com sociedades que partilham, além dos interesses científicos, ideais culturais e proximidade geográfica.

Estamos convencidos de que será um evento marcante, retomando o tão necessário contato social, que é também uma das missões das sociedades científicas.

O sucesso de qualquer evento depende não só da organização, mas também do entusiasmo dos intervenientes, pelo que apelo à participação de todos, por forma a que o congresso SPCCTV 4DVisions 2021 seja, novamente, a celebração da multidisciplinaridade!

Espero por todos no Algarve, porque juntos somos mais fortes!



Gonçalo Cabral

Presidente da SPCCTV