Mensagem do Presidente

Honrar o legado, salvaguardar o futuro, superar expectativas
Honoring our legacy, safeguarding the future, overcoming expectations





Caros Sócios,

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular (SPCCTV) é uma sociedade científica impar em numerosos aspectos, que remontam à sua criação em 1984.

Desde a sua génese foi arrojada, inovadora e visionária, congregando especialidades distintas numa mesma instituição.

Ao fim de 37 anos, a história acabaria por consagrar a multidisciplinaridade como o caminho para a excelência em Medicina, valorizando os ideais que inúmeras figuras carismáticas da Cirurgia Cardiotorácica e Vascular nacional haviam delineado.

Esta sinergia tem sido ao longo da história da SPCCTV, simultaneamente, o seu maior desafio e a sua grande força. Tal força permitiu superar inúmeras dificuldades, e, estou seguro, que com o empenho de todos os elementos da direção que agora assume funções, continuaremos a transformar a SPCCTV numa sociedade mais próxima dos seus sócios, mais moderna e mais relevante para a comunidade de Cirurgiões Cardíacos, Torácicos e Vasculares.

É com enorme orgulho e sentido de missão que assumo este desafio, ciente do árduo esforço que implica, acrescido pelo contexto pandémico em que vivemos.

Os propósitos das sociedades científicas não podem ser obscurecidos pelos constrangimentos provocados pela atual situação de saúde pública. Pelo contrário, é neste momento, que, mais que nunca, os nossos sócios necessitam de apoio na sua formação, que veem coartada diariamente pela pressão esmagadora dos cuidados aos doentes COVID-19.

A SPCCTV demonstrou claramente a sua capacidade de adaptação a esta realidade com o sucesso indiscutível do seu congresso 4DVisions 2020, o primeiro em formato online desta sociedade científica. Os mais de 400 inscritos, a qualidade dos trabalhos apresentados por especialistas e internos e a discussão entusiástica entre palestrantes e moderadores são a prova cabal de que estamos preparados para os desafios do presente e do futuro.

Este evento foi o balão de ensaio para um novo modelo de interação com os nossos sócios, que vamos cultivar ao longo do biénio 2020-2022. É nosso objetivo que esta interação não se esgote no congresso anual, promovendo eventos regulares em formato online.

Como tal, criámos um programa de podcasts e webinars, versando temáticas das várias especialidades, que serão disponibilizados no nosso website e publicitados nas nossas redes sociais. Os conteúdos apresentados são, maioritariamente, da responsabilidade dos nossos Clubes de Internos de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, motivo de orgulho para os corpos dirigentes. Este modelo de formação personalizada pela intervenção dos principais destinatários - os internos em formação específica - gera envolvimento, pertinência e valor.

Assim, vamos continuar a promover os clubes de Internos de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, estimulando o seu funcionamento autónomo, em sinergia com a direção da Sociedade, assegurando o seu suporte financeiro e científico para as ações de formação pretendidas e, sobretudo, garantindo que estes participam ativamente nas decisões e nos destinos da SPCCTV. Continuamos a acreditar que a promoção da interação dos internos com a Sociedade é a melhor forma de assegurar o futuro e relevância da SPCCTV.

Outro garante da relevância da sociedade é a sua presença digital. Nos últimos 2 anos, o website da SPCCTV, foi alvo de uma extensa remodelação, tornando-se mais apelativo e de acesso mais fácil. No entanto, sabemos que existe margem para grande melhoria, sendo esta uma das áreas de intervenção da direção em funções. Está, atualmente, em fase de operacionalização a criação de ligações às plataformas online das nossas sociedades congéneres, bem como a guidelines, normas de orientação clínica e documentos de consenso das várias especialidades. Incorporaremos na nossa página um espaço para informação à população em geral, cumprindo, assim, mais um dos propósitos das sociedades científicas. Esta área do cidadão deverá incluir explicações sobre as principais patologias cardíacas, vasculares e torácicas e as suas formas de tratamento.

No que diz respeito à revista da SPCCTV, a atual direção mantém o firme propósito de indexação da revista na ISI Web of Science, com vista à obtenção de fator de impacto. A Revista da SPCCTV tem, para este efeito, uma posição privilegiada no panorama da Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular nacional, graças ao louvável esforço de todos os anteriores editores. É nossa obrigação honrar este legado e elevar o estatuto deste património imaterial da sociedade, tornando a revista num órgão de comunicação científica adequado à publicação e valorização curricular dos autores. Tal objetivo implica a tomada de decisões difíceis, que poderão ser emocionalmente duras para aqueles que construíram os alicerces desta revista. De nada servirão estes sólidos alicerces se não terminarmos uma obra que possa perdurar no tempo, como uma referência relevante para as gerações de internos em formação.

Por último, encetaremos esforços para a concretização definitiva do Registo Nacional Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Torácica, um projeto iniciado há mais de 6 anos e que nos parece fundamental para garantir a qualidade dos cuidados prestados e da publicação científica nestas áreas.

Grato pelo legado que me foi transmitido, procurarei deixar uma visão para o futuro desta sociedade e responder com superação a todos os desafios que enfrentamos.

Porque juntos, somos mais fortes!



Gonçalo Cabral

Presidente da SPCCTV