Mensagem do Presidente

O grande desafio da SPCCTV: inovar preservando o legado dos que nos antecederam
O SPCCTV great challenge: innovation preserving the legacy of previous directions




Adelino F. Leite-Moreira
Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Chefe de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, Centro Hospitalar Universitário São João Porto, Portugal



A SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIRURGIA CARDIOTORÁCICA E VASCULAR (SPCCTV) é uma Sociedade Científica fundada em 1984 que teve a singularidade de congregar 2 especialidades distintas, mas afins, na sua criação (atualmente 3 com a separação da cirurgia cardíaca e da cirurgia torácica em especialidades independentes). Ao longo da sua história tem sido dirigida por personalidades icónicas e ímpares da Medicina portuguesa, cuja competência e carisma têm permitido enfrentar com sucesso os inúmeros desafios e dificuldades com que a SPCCTV se tem deparado.
É pois, com sentido de responsabilidade e espírito de missão, que assumimos a direção da SPCCTV para o biénio 2018-20, cientes dos desafios que temos pela frente, mas igualmente seguros da nossa determinação e motivação para os ultrapassar.
Dentre os objetivos que estabelecemos para o mandato gostaríamos de destacar:

- Registos nacionais: Propomo-nos prosseguir o trabalho e iniciativas levadas a cabo pelas direções anteriores com vista à criação e implementação de um registo nacional de cirurgia cardíaca em articulação com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a ACSS. Foram dados passos cruciais nesse sentido nos dois últimos mandatos, pelo que acreditamos que este objetivo estratégico será finalmente uma realidade durante o próximo biénio.

- Congresso anual da SPCCTV Este Congresso é o momento por excelência de encontro e partilha de experiências entre os vários Centros, bem como, o local de eleição para a divulgação e discussão dos novos avanços na investigação científica, clínica e tecnológica. A renovação do seu formato e imagem, bem como o dinamismo que lhe foi imprimido ao longo do último mandato, conferiram-lhe um prestígio e dimensão que todos reconhecem. Propomo-nos manter este rumo de modo a manter e promover o Congresso anual da SPCCTV como o evento de maior dimensão e mais relevância nacional das especialidades envolvidas, consolidando a marca SPCCTV - 4D Visions, que criamos no último mandato e que é imagem indissociável do nosso congresso.

- Sinergias com a Sociedades Científicas nacionais e estrangeiras: Propomo-nos fomentar e dinamizar as relações e sinergias com as Sociedades Científicas com que a SPCCTV tem mais afinidades. Para além de outras iniciativas, encaramos o nosso congresso anual SPCCTV - 4D Visions, para o qual convidamos anualmente uma sociedade científica afim para ser a 4.ª dimensão do mesmo, um dos principais motores para atingirmos esse objetivo. Estamos em condições de confirmar que em 2019 será a SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA (SPC) a 4.ª dimensão do congresso SPCCTV - 4D Visions, escolha que traduz bem a dimensão e projeção que ambicionamos para o mesmo.

- WebSite da SPCCTV: Depois de ter sido profundamente reestruturado e modernizado no mandato que agora termina, propomo-nos prosseguir o esforço de o continuar a melhorar e dinamizar de modo a torná-lo cada vez mais uma ferramenta incontornável para a divulgação de informação e formação de todos os profissionais interessados nesta área de intervenção.

- Revista Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular: Atingida, ao longo do último mandato, a meta de recuperar o atraso superior a 1 ano na sua publicação e alcançado o desafio de ter artigos submetidos em número e qualidade suficiente para assegurar a sua sustentabilidade e prestígio, propomo-nos agora não só prosseguir e consolidar este trabalho, mas também encetar todos os esforços com vista à sua indexação no ISI Web of Science, de modo a que possa ter um fator de impacto, pois acreditamos estarem agora reunidas as condições para podermos atingir este importante objetivo.

- Academia SPCCTV: No último mandato criamos a Academia SPCCTV como a estrutura que dentro da Sociedade tem como objetivo promover e dinamizar a formação avançada no âmbito da sua área de atuação. No próximo mandato propomo-nos prosseguir esta aposta com a oferta de um leque diversificado de formações de elevada qualidade que a tornem uma marca distintiva e uma estrutura incontornável na formação avançada.

- Clubes de Internos: Dando seguimento à louvável iniciativa dos Internos de Cirurgia Cardíaca de constituírem um Clube de Internos desta especialidade, que revelou um enorme dinamismo, decidiu a direção da SPCCTV promover a aproximação a este clube e acolhê-los no seio da SPCCTV, da qual são parte integrante. Foi possível também promover, à semelhança deste, a constituição de um Clube de Internos de Cirurgia Vascular. Para o próximo mandato propomo-nos continuar a apoiar as atividades destes clubes, bem como incentivar a formação de um Clube de Internos de Cirurgia Torácica. Ainda no âmbito dos Clubes de Internos é nossa intenção promover, divulgar e dinamizar o programa nacional de estágios para internos de especialidade.

- Divulgação e implementação na prática das Normas de Orientação Clínica: Este é um objetivo transversal a todas as especialidades, fundamental para a qualidade dos serviços clínicos prestados, a que pretendemos dar grande atenção durante o próximo mandato.

Estamos cientes da dimensão dos desafios que temos pela frente, mas confiantes que com a ajuda de todos os conseguiremos ultrapassar. Pretendemos inovar, preservando e honrando sempre o legado dos que nos antecederam. Comprometemo-nos a trabalhar intensamente e a dar o nosso melhor em prol da SPCCTV. Nós estamos motivados e empenhados e sentimos que os sócios também estão. Contamos convosco!



Adelino Leite-Moreira

Presidente da SPCCTV