Mensagem 4DVisions 2019

O Congresso anual SPCCTV – 4D Visions 2019, sob o lema “Surgery without borders”, ultrapassará as fronteiras das especialidades envolvidas ao incluir, de forma pioneira, uma Secção Translational Medical Science, que decorrerá nos dias 23 e 24 de Novembro.

Foi seguramente resultante da sua experiência e percurso científico dedicado à medicina de translação que o Presidente da SPCCTV, Prof. Adelino Leite Moreira, se inspirou para a criação desta Secção de Medicina Translacional. Pretende-se proporcionar a reunião dos vários intervenientes da investigação clínica, de translação, e básica para que possam interagir e criar sinergias no sentido de tornar cada vez mais efetivo o conceito da medicina translacional “bench to bedside and back again”.

O programa da Secção Translational Medical Science contará com duas Keynote lectures pelos cientistas Thomas Eschenhagen e Lucie Carrier, e estará dividido em 4 sessões, que reunirão investigadores dedicados ao estudo da patologia cardiovascular:

  1. “Birds of a feather flock together”: crosstalk between cardiomyocytes and non-cardiomyocytes;
  2. Basic and translational cardiovascular research: useful tools for clinicians and demystification of the lab work;
  3. Omics studies in cardiovascular disease;
  4. Pulmonary hypertension - The right ventricle under pressure.

Sendo este o local de eleição para a divulgação de novos avanços na investigação clínica, científica e tecnológica, espera-se uma discussão alargada onde possa sobressair a interação da complementaridade do conhecimento, fundamental para a inovação.

Isabel M. Miranda, PhD