Mensagem do Vice-Presidente da SPCCTV



Caros sócios,

Vivemos atualmente tempos de grande complexidade e de enormes desafios, transversais a inúmeras áreas da nossa vida clínica e pessoal. No entanto, por maiores que sejam as dificuldades impostas pela pandemia que atravessamos, não podemos deixar de honrar os nossos compromissos enquanto médicos e membros de uma sociedade científica com 36 anos de história.

Os propósitos científicos e formativos que alicerçaram a criação desta sociedade multidisciplinar, estão longe de se diluir ou perder pertinência, apenas pelas circunstâncias de saúde pública que enfrentamos. Pelo contrário, permanecem atuais e devem, inclusivamente, ser reforçados face aos constrangimentos que a pandemia de SARS-Cov2 provoca diariamente nas instituições em que trabalhamos. A limitação na oferta de cuidados de saúde não relacionados com COVID-19 e concomitantemente a nossa possibilidade de formar os colegas mais jovens, ameaçam os princípios fundamentais da profissão médica e das sociedades científicas – o tratamento dos doentes e a transmissão de conhecimento.

À complexidade e aos desafios que se nos apresentam, a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular (SPCCTV), responderá com superação.

É com enorme orgulho que anuncio o congresso SPCCTV 4DVisions 2020, sob o lema “Hybrid solutions for great challenges”.

A evolução da técnica cirúrgica tem, frequentemente, consagrado as soluções híbridas como a resposta mais indicada para o tratamento de doentes complexos.

A direção da SPCCTV entendeu que, também na organização de eventos, as soluções híbridas poderão ser o caminho mais indicado para garantir o cumprimento das obrigações institucionais para com os seus sócios, em condições de segurança.

O congresso terá lugar nos dias 27 a 29 de Novembro, no Hotel Eurostars, na Figueira da Foz e a quarta visão/dimensão será a da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Este será um evento com um formato bastante diferente do habitual, mas, estamos seguros que, nas circunstâncias atuais, será o adequado para dar voz à comunidade científica de Cirurgiões Cardíacos, Torácicos e Vasculares.

O congresso terá um forte componente virtual, através de Webinars com reconhecidos especialistas nacionais e internacionais, intercalado com apresentações presenciais, respeitando todas as normas de distanciamento social, higiene e lotação das salas sugeridas pela Direção Geral de Saúde. Em caso de deterioração da situação de saúde pública, com alterações nas normas atualmente vigentes, estamos totalmente preparados para um evento totalmente online.

Nesta edição, face à escolha da Sociedade Portuguesa de Pneumologia como parceiro na organização do evento, voltamos a dar o merecido destaque à especialidade de Cirurgia Torácica, honrando um dos desígnios desta direção - a equidade entre as especialidades que compõem esta sociedade.

Estou seguro que o congresso SPCCTV 4D Visions 2020 será um verdadeiro sucesso neste novo formato.

Juntos, não só somos mais fortes, como seremos ainda mais capazes de ultrapassar este obstáculo!




Vice-Presidente da SPCCTV

Gonçalo Cabral