Mensagem do Secretário Geral



Caros sócios,

É com enorme orgulho que anuncio o congresso SPCCTV 4DVisions 2019, sob o lema “Surgery without borders”. Nesta edição, a quarta visão/dimensão será a da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, uma das mais proeminentes sociedades cientificas nacionais.

O congresso, que terá lugar nos dias 22 a 24 de Novembro no Hotel Grande Real Santa Eulália em Albufeira, será, seguramente, um evento sem precedentes na história da SPCCTV, face a uma combinação de circunstâncias inéditas:

  • Pela colaboração da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, dada a sua dimensão, capacidade de mobilização mediática e por ser um verdadeiro parceiro na vida real das especialidades que incorporam a SPCCTV;
  • Pelo merecido destaque que será dado à especialidade de Cirurgia Torácica, com um programa cientifico elaborado em colaboração com o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, e que, pela primeira vez na história da SPCCTV, contará com a entrega de um prémio consagrando o melhor trabalho na sua área – o Prémio Professor Doutor Esteves Pinto, honrando a escola Portuguesa de Cirurgia Torácica e tornando mais equitativa a relação das especialidades que compõem esta sociedade;
  • Pela associação da 5ª edição do Thoracic Aorta Lisbon Symposium, ao congresso SPCCTV 4D Visions. Trata-se de um evento independente (organizado pelo Dr. Álvaro Laranjeira), que decorrerá na 6ª feira 22 de Novembro. A associação desde prestigiado evento, vem aumentar a relevância e visibilidade do nosso congresso, permitindo alargar o leque de convidados nacionais e internacionais, que, de uma forma custo efectiva poderão participar em ambas as reuniões;
  • E, finalmente, pela consolidação do modelo de congresso 4D Visions, criado em 2017, que tem demonstrado, pela sua modernidade e dinamismo, ser um sucesso.

Face a todas estas condições, estou confiante que teremos um painel de palestrantes e congressistas digno de nota, pelo que o congresso SPCCTV 4D Visions 2019 será uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho realizado por todos ao longo deste ano.

Venho formalmente convidar todos os colegas de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular a enviarem os vossos trabalhos para esta reunião, onde terão uma excelente visibilidade.

Voltaremos a apostar também num programa social que promova o convívio entre todos os participantes, com a re-edição da festa de Sábado à noite na discoteca Le Club.

Espero por vós no Algarve!




Vice-Presidente da SPCCTV

Gonçalo Cabral