Regulamento Interno

Clube de Internos de Cirurgia Torácica Comissão da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular


Capítulo Primeiro
(Denominação)


Artigo Primeiro

1. O Clube de Internos de Cirurgia Torácica (doravante denominado CICT) é uma Comissão da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (doravante denominada SPCCTV).

2. O CICT é uma comissão da SPCCTV, de acordo com os estatutos da SPCCTV.

3. O CICT rege-se pelo seu regulamento e pelos estatutos da SPCCTV.

4. O CICT é uma comissão da SPCCTV estando ainda assim contemplada a possibilidade de colaboração e associação com outras sociedades científicas nacionais e internacionais.



Capítulo Segundo
(Objectivos)


Artigo Segundo

O CICT tem por objectivos: a. Realização e divulgação de acções de formação direccionadas aos internos de Cirurgia Torácica. b. Fomentar a formação médica numa vertente prática e informal sem descura do rigor. c. Apoio à mobilidade dos internos para contacto com diferentes serviços e técnicas cirúrgicas.

Artigo Terceiro

O CICT pode desenvolver, participar e/ou colaborar em parceria com outras Comissões de Internos, organizações ou sociedades, em actividades com objectivos similares que, de algum modo, contribuam para a realização dos fins do CICT e da SPCCTV.



Capítulo Terceiro
(Membros)

Artigo Quarto

Podem ser membros todos os internos de Cirurgia Torácica em Portugal e todos os especialistas até ao 2º (segundo) ano de especialidade.

Artigo Quinto

1. Todos os membros têm o direito de participar nas actividades da CICT. 2. Todos os membros têm o dever de defender o bom nome da CICT e da SPCCTV.



Capítulo Quarto
(Orgãos Directivos)

Artigo Sexto

O CICT tem como órgãos directivos 1 (um) Presidente e 1 (um) Secretário.

Artigo Sétimo

1. Pode candidatar-se a Presidente qualquer membro a partir do 3º ano (inclusive) de internato de especialidade de Cirurgia Torácica que não tenha ocupado o cargo previamente.

2. O Presidente é nomeado e votado em assembleia geral da comissão, que se realiza anualmente.

3. O Secretário é nomeado e votado em assembleia geral da comissão, que se realiza anualmente.

4. Pode candidatar-se a Secretário qualquer membro a partir do 3º ano (inclusive) de internato de especialidade de Cirurgia Torácica que não tenha ocupado o cargo de Presidente previamente.

5. A duração dos mandatos terá o período de 1 ano.