Artigos

O Próximo doente tem um Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda: E agora?
Paulo Nave, Cristina Ramos, Isabel FragataÁrea de Anestesiologia do Centro Hospitalar Lisboa Central, Hospital de Santa Marta Nos últimos anos a utilização de dispositivos de assistência ventricular esquerda revolucionou o tratamento da insuficiência cardíaca terminal. Apenas indicados como ponte para transplante no início do seu desenvolvimento, a evolução tecnológica permitiu uma maior abrangência na sua aplicação, sendo hoje utilizados como ponte para a recuperação ou mesmo como terapêutica definitiva.

Paraplegia como complicação raríssima de Cirurgia Cardíaca
João Pedro Monteiro, Diogo Rijo, Marta Rodrigues, Rodolfo Pereira, Ricardo Ferraz, Tiago Vaz, Luís Vouga, Miguel GuerraServiço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho
A paraplegia é uma complicação rara da cirurgia cardíaca e a sua etiologia não é clara. Não obstante, na literatura são descritos casos raros de enfarte medular, na sua maioria relacionados com o uso de balão intra-aórtico. O presente caso clínico refere-se a um homem de 75 anos de idade que, após cirurgia cardíaca (revascularização do miocárdio combinado com substituição valvular aórtica), desenvolveu um quadro de paraplegia secundária a enfarte medular, apesar de não ter sido usado balão intra-aórtico, nem existirem fatores de risco que pudessem prever essa devastadora complicação.

Síndrome Carcinóide: Caso Clínico
Elson Salgueiro, Cristina Cruz, Paulo Pinho, Jorge CasanovaServiço de Cirurgia Cardiotorácica e de Cardiologia do Hospital S. João, Porto/strong>
O síndrome carcinóide é uma entidade clínica rara, com uma evolução bastante lenta. A presença de sintomas sisté- micos como rubor facial, diarreia ou broncospasmo, é por vezes subvalorizada. Tal, implica um atraso no diagnóstico, proporcionando o reconhecimento inicial desta patologia apenas quando existe envolvimento cardíaco valvular.
Isquemia Mesentérica Crónica Revisitada
Germano do Carmo, António Rosa, Augusto Ministro, Cristina PestanaOs autores apresentam dois casos clínicos de situações raras e complexoas, uma dissecção da aorta e uma aortite, que tinham como denominador comum um quadro clínico de isquemia mesentérica crónica. Discutem as indicações e as estratégias cirúrgicas adotadas.
Resultados da Trombectomia por oclusão de bypass protésico. Experiência de 5 anos consecutivos
Joana de Carvalho, Sérgio Sampaio, R. Roncon de AlbuquerqueÉ apresentada uma revisão dos resultados das trombectomias realizadas por oclusão de bypass, no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de S. João, durante 5 anos consecutivos.