Mensagem do Secretário Geral



Caros sócios,

São tempos de mudança os que vivemos na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV). Na qualidade de Secretário Geral da sua nova direção, sinto um enorme orgulho, pelo trabalho que estamos a desenvolver no sentido de modernizar e engrandecer uma sociedade com mais de 30 anos de história, que congrega três especialidades unidas pelo bem dos doentes e por metodologias de tratamento com múltiplas áreas de sobreposição.

Ao abraçar este desafio deparámo-nos com a necessidade de conciliar os cirurgiões cardíacos, torácicos e vasculares com esta sociedade cientifica, pois são eles, no fim de contas, a razão da sua existência.

Este esforço de conciliação estará bem patente no XVII Congresso Anual, que terá lugar nos dias 24 a 26 de Novembro em Santa Eulália, Albufeira, com organização conjunta com a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, num novo formato, que privilegia a discussão multidisciplinar e interação entre palestrantes e público, promovendo a participação dos mais jovens.

O nosso novo website - www.spcctv.pt - é também o espelho da inovação e renovação que tem pautado o trabalho da nova direção, numa sociedade que se quer abrangente e apelativa, sobretudo para os mais jovens. Prova de que acreditamos que o futuro da SPCCTV depende das novas gerações de cirurgiões, é o suporte total e incondicional aos recém-formados Clubes de internos de Cirurgia Cardíaca e de Cirurgia Vascular. Estes clubes de internos, com voz ativa e participação direta nas reuniões de direção, asseguram a organização de atividades e cursos de formação que sejam realmente do interesse dos mais jovens.

Ainda no âmbito da formação, estamos atualmente a desenvolver protocolos com centros nacionais e internacionais, por forma a proporcionar bolsas para internos e especialistas, com vista ao aperfeiçoamento/aprendizagem de competências especificas, que em última análise beneficiam os doentes e o Serviço Nacional de Saúde

Ao nível da publicação científica, empenhamo-nos em revitalizar e valorizar a revista da SPCCTV, com a nomeação de um novo corpo editorial, liderado pelo Dr. Miguel Guerra. A revista, peça fulcral do património desta sociedade, terá um novo formato digital, mantendo a indexação na PubMed, algo único nesta área no panorama nacional. Este bem imaterial, tem de ser preservado, sendo que, para tal, necessitamos de reforçar o reconhecimento da revista da SPCCTV como suporte privilegiado para a comunicação científica para toda a comunidade cardíaca, torácica e vascular. Comunidade, pois efetivamente falamos não só de cirurgiões, mas também de todos aqueles sem os quais não poderíamos contribuir para melhorar a vida dos nossos doentes – Anestesiologistas, Enfermeiros, Técnicos de Cardiopneumologia e Técnicos de Radiologia.

Porque acreditamos sinceramente, que é da partilha de conhecimento e de decisões que se obtém resultados de excelência no cuidado dos nossos doentes.

Esta nova direção personifica e subscreve estes valores e assumiu como missão preparar a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular para o futuro, ultrapassando as divergências do passado.

Juntos, seremos mais fortes.


O Secretário-Geral

Gonçalo Cabral