Partilhar
SPCCTV Revista Agenda Artigos Imagens em Medicina Prémios Fórum Links Contactos

SPCCTV . NORMAS DE PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS
A Revista da SPCCTV destina-se à publicação de artigos originais nos campos da Cirurgia Cardiotorácica e Vascular. Os manuscritos serão revistos pelos Editores e por revisores externos, e a sua aceitação dependerá do seu interesse, originalidade e validade científicas. A língua oficial da revista ‘e o Português, mas a submissão de Artigos Originais, Artigos de Revisão, Casos Clínicos e Imagens em Cirurgia integralmente em língua Inglesa ‘e fortemente recomendada. Caso desejem, os autores podem enviar uma versão em Inglês (para indexação) e outra em Português, para a revista impressa. E obrigatória a submissão dos resumos em Inglês.

ARTIGOS
São aceites submissões nas seguintes categorias:

Tipo de artigo Limite de palavras No máximo de autores No máximo de referências No máximo de tablas e figuras
Artigo Original 5000 8 25 8
Artigo de Revisão s/ limite 8 s/ limite s/ limite
Caso Clínico 1000 5 10 4
Imagens em Cirurgia 50 4 0 2
Carta ao Editor 850 4 8 2
Editorial 1000 2 10 2


A contagem de palavras deve incluir resumo e bibliografia, excluindo legendas e tabelas.

A cada edição, uma imagem seleccionada figura na capa da revista impressa.

Os editoriais apenas podem ser submetido mediante convite do corpo editorial.

As Cartas ao Editor, Imagens em Cirurgia e Editoriais dispensam o envio de Resumo.

FORMATACAO
A submissão devera ser feita integralmente em formato electrónico. Os ficheiros de texto devem ser submetidos em formato Word, com paginas numeradas no canto inferior direito, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, duplo espaço e justificados. As imagens devem ser submetidas em ficheiros individuais, em formato .tiff, com uma definição mínima de 300dpi.

ELEMENTOS OBRIGATORIOS
A. CARTA DE SUBMISSAO
Os manuscritos devem ser acompanhados de uma Carta de Submissão que terá de incluir:
- a declaração de originalidade,
- a concordância de todos os autores com o teor do artigo e aprovação da versão final,
- a transferência da propriedade intelectual para a Revista e,
- a declaração da presença ou ausência de conflitos de interesse. Se existentes, os Autores devem revelar as relações comerciais com tecnologias em estudo, as fontes de financiamento, a sua filiação Institucional ou Corporativa, incluindo consultadorias.

Nota: Os Autores poderão ser responsabilizados por falsas declarações.

B. PAGINA DE TITULO
Esta deve incluir o Título sem abreviações e em Maiúsculas; o nome e apelido dos autores e o(s) nome(s) e local(ais) da Instituição(ões) de afiliação de cada autor. O nome, endereço, telefone e email do autor correspondente, deve ser inscrito no fundo da página de título. No caso do manuscrito ter sido apresentado nalguma Reunião, esta deve ser discriminada juntamente com a data de apresentação. A contagem total de palavras do artigo (incluindo os resumos, mas excluindo tabelas, figures e referências) deve ser referida.

C. RESUMO (ABSTRACT)
O Resumo, por ser a secção mais lida de todos os artigos, é fundamental. Deve ser factual, sem abreviações (excepto unidades do SI). Deve incluir o Titulo e Autores, e ser estruturado em Objectivos – problema em estudo ou objectivo do estudo, Métodos, explicando como o estudo foi realizado, Resultados, revelando os dados encontrados e sua importância e Conclusão, revelando a conclusão do estudo. O limite máximo de palavras no resumo é 250.

D. TEXTO
O texto deve ser organizado nos seguintes elementos:

Introdução: deve revelar o objectivo da investigação e fazer uma revisão bibliográfica curta do estado da arte em relação ao problema em estudo.

Material e Métodos: estes devem ser descritos em detalhe com a informação adequada sobre Estudos Humanos ou Animais como atrás referido. O uso de abreviações deve ser limitado às unidades de medida do SI ou às de uso comum. As tecnologias devem ser nomeadas através do seu nome genérico, com o seu nome comercial, nome e local do fabricante entre parêntesis. As técnicas estatísticas de analise de dados devem ser descritas em detalhe.

Resultados: estes devem ser considerados a parte mais importante do artigo. Por tal, é importante que sejam descritos de forma concisa mas simultaneamente realçando os todos os resultados de forma completa, através de tabelas ou figuras, incluindo os comentários dos autores no texto.

Discussão: a discussão, deve ser clara e breve, devendo incluir a interpretação da significância dos resultados e da sua relação com outros trabalhos publicados na mesma área. A importância dos resultados e as limitações metodológicas, se existirem, devem ser enunciadas.

Agradecimentos: a existirem, devem ser referidos no final do texto

Referências: devem ser apresentadas sequencialmente de acordo com a ordem de uso no texto e apresentadas como números entre parêntesis rectos. Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, embora possam ser referidos no texto. Nas referências todos os autores devem ser referidos e os jornais ou revistas apresentados de acordo com as abreviações usadas no Index Medicus. As referências devem ser apresentadas do seguinte modo:

Revistas [1] Dinis da Gama A, Perdigão J, Ministro A, Evangelista A, Damião A, Garcia Alves A. The utilization of the “simplified technique” in the simultaneous management of independent thoracic and abdominal aortic aneurysms. A clinical report. RevPort Cir Cardiotorac V 2009;3:149 155.

Livros [2] Antunes M J. A Doença da Saúde. Lisboa: Quetzal 2001:167- 176. Vários Autores
[3] Fragata J, Martins L. Como evitar o erro em Medicina. Em: Fragata J, Martins L, autores. O Erro em Medicina. Lisboa:Almedina, 2008:313-348. Publicações Online ( O DOI é referência obrigatória e a única necessária para citações de artigos de publicações online)

Publicações Online ( O DOI é referência obrigatória e a única necessária para citações de artigos de publicações online)
[4] Azevedo O, Almeida J, Nolasco T, Medeiros R, Casanova J, Bartosch C, Almeida J, Pinho P. Massive right atrial myxoma presenting as syncope and exertional dyspnea: case report.
Cardiovascular Ultrasound doi:10.1186/1476-7120-8-23.

E. TABELAS
As tabelas devem ser numeradas de acordo com a sequencia de aparecimento no texto, e enviadas num ficheiro conjunto a parte do texto, em formato Word. Devem incluir numero e cabeçalho, assim como legenda se necessária.

F. CABECALHO E LEGENDAS DE FIGURAS
O cabeçalho e legendas de figuras devem ser entregues num ficheiro conjunto a parte do texto, em formato Word, mencionando o numero correspondente ao ficheiro de imagem enviado.

G. FIGURAS
As figuras devem ser numeradas de acordo com a sequencia de aparecimento no texto, e enviadas em ficheiros individuais, referenciando o respectivo numero. Apenas são aceites ficheiros em formato .tiff com um mínimo de 300dpi.

SUBMISSAO ELECTRONICA
A submissão electrónica de manuscritos deve ser realizada para:

manuscritos.revista@spcctv.pt

Apenas são consideradas validas as submissões que cumpram as regras anteriormente descritas. Após a submissão, os Editores confirmarão a boa recepção do manuscrito junto do autor correspondente.

MANUSCRITOS ACEITES PARA REVISAO
Os manuscritos revistos devem ser enviados convenientemente titulados – revisão1, revisão2, etc, incluindo novas figures e tabelas caso necessário. Os comentários dos editores e/ou revisores devem ser discutidos ponto a ponto numa carta anexa e as alterações propostas discutidas. As alterações devem ser visíveis utilizando a função “track changes” do Word.

 
 
             
Termos e Condições Política de Privacidade Powered by: DG