Partilhar
SPCCTV Revista Agenda Artigos Imagens em Medicina Prémios Fórum Links Contactos

SPCCTV . Mensagem do Presidente

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular foi fundada há 30 anos e a ela se dedicaram ilustres cirurgiões. Na sua sabedoria, englobaram especialidades diferentes mas afins, com um desenvolvimento histórico próximo e centradas no doente cardíaco, torácico e vascular. A SPCCTV tem de continuar a ser a associação privilegiada dos cirurgiões, médicos, enfermeiros e técnicos destas áreas a quem deve representar, defender e promover.

Depois de ter sido convidado pelo Dr. Luís Mota Capitão para a direcção tive a honra de continuar a colaborar nas direcções do Dr. Luís Vouga e do Prof. Roncon de Albuquerque com quem muito aprendi e a quem estou muito grato. É uma honra para mim assumir agora direcção da SPCCTV, ciente das enormes dificuldades que atravessa.

Mas as oportunidades são mais importantes e a Saúde em Portugal atravessa momentos de grande mudança quer pelas dificuldades económicas quer pela alteração dos paradigmas de formação profissional e de assistência aos doentes.

Tempos difíceis em termos financeiros, por restrições de publicidade e patrocínio das empresas comerciais às sociedades científicas, aos eventos e em particular às revistas das especialidades.

Com o desenvolvimento da especialidade de cirurgia torácica independente da cirurgia cardíaca, este sector vai ter maior expressão. Vamos propor aos sócios e a uma ratificação em assembleia geral a organização de grupos dinamizadores em áreas a definir, mas que incluem à partida, cirurgia endovascular, cirurgia mini invasiva, cirurgia pediátrica, cirurgia valvular, informação e formação aos sócios.

Queremos fortalecer as relações com outras sociedades da nossa área e afins. As recomendações conjuntas da SPCCTV e da SPC sobre tempos de espera em cirurgia cardíaca e cirurgia vascular são um bom exemplo desta colaboração.

A direção da SPCCTV quer atrair mais cirurgiões, mais jovens e mais atividades para o seu seio. Para as reuniões anuais e congressos da SPCCTV vai ser implementada a certificação europeia e a atribuição de créditos. Também vamos desenvolver cursos satélites para formação ou treino.

O sítio da SPCCTV na internet vai ser dinamizado.

Uma aspiração antiga da nossa sociedade é saber o que fazemos e como fazemos no nosso país. Um registo nacional e uma base de dados útil e que possa comunicar com bases de dados nacionais e europeias é um objectivo audacioso, mas agora talvez menos difícil com o desenvolvimento das plataformas informáticas.

Por fim, mas possivelmente o mais importante, gostaria de apelar a todos os sócios e profissionais das nossas especialidades, que considerem a nossa revista, uma das poucas revistas portuguesas indexadas, como primeira escolha para as vossas publicações. A vossa colaboração e a vossa actividade científica são essenciais para o prestígio da revista e da sociedade.
O Presidente | José P. Neves
 
José P. Neves
(Presidente)
 
 
             
Termos e Condições Política de Privacidade Powered by: DG